volta à home page
NOTÍCIAS
 

4 Bolsas de Pós-Doutorado no Projeto Temático Fapesp "O Musicar Local"

Estamos selecionando quatro candidatos para bolsas de pós-doutoramento na área de Etnomusicologia/Antropologia da Música que estarão associadas ao Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7 “O Musicar Local – Novas Trilhas para a Etnomusicologia”. Duas bolsas, supervisionadas por Suzel Ana Reily, serão sediadas no Instituto de Artes da UNICAMP; duas bolsas, supervisionadas por Rose Satiko Hikiji, serão sediadas no Departamento de Antropologia da USP.

Resumo do Projeto Temático:

O Projeto Temático (PT) visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.

Eixos do PT:
• O musicar e a produção da localidade;
• Localidades, encontros e conexões no musicar local;
• Aprendizagem, transmissão e preparação;
• Tecnologias do musicar local.

Para mais detalhes sobre as bolsas, ver o edital: http://www.fapesp.br/oportunidades/o_musicar_local__novas_trilhas_para_a_etnomusicologia/1615/

Informações relacionadas às bolsas também podem ser obtidas com a Pesquisadora Principal: Suzel Ana Reily (s.reily@iar.unicamp.br).






Pesquisas do GRAVI na revista Pesquisa FAPESP!






A professora Sylvia Caiuby Novaes dá entrevista para Revista Pesquisa, da FAPESP, sobre o uso das imagens pela Antropologia. Sylvia é organizadora do livro "Entre a Arte e a Ciência: a fotografia na antropologia" (Edusp) e coordenou três projetos temáticos financiados pela FAPESP na área da antropologia visual. Clique aqui para ouvir a entrevista.






As fotografias enganam: resenha de “Entre arte e ciência: A fotografia na antropologia”, na revista ZUM
















O GRAVI e o projeto temático "A experiência do filme na antropologia” estão na revista Pesquisa FAPESP!














O PAM e o projeto temático "O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia” estão no Jornal da USP!


















O LISA foi mencionado no site da Agência FAPESP de notícias, em matéria de José Tadeu Arantes!