volta ŗ home page
O LISA :: ACERVO
 

As imagens fotogr√°ficas reproduzidas em papel est√£o organizadas e selecionadas por grupos ind√≠genas onde se destacam fotografias de Herbert Baldus (1947) sobre os Tapirap√©; Curt Nimuendaj√ļ sobre os Parintintins; Harald Schultz entre os Karaj√°; Spi-Firthman (1950) sobre os Urubus; L√©vi-Strauss (1932) reprodu√ß√Ķes das fotografias do livro Tristes Tr√≥picos; Expedi√ß√£o Othon H. Leonardos (1938) promovida pelo Museu Nacional no Tocantins. O acervo inclui ainda fotos da Miss√£o Salesiana entre os Bororo, bem como fotos tiradas pelos pesquisadores Thekla Hartman e Sylvia Caiuby Novaes entre os Bororo, Dominique Gallois entre os Wai√£pi, Reichel-Dolmatoff (1975) sobre os Pira-Parana, Koch-Grunberg (1909) sobre os Tuyuka, Lux Vidal sobre os Xikrin e Aracy Lopes da Silva sobre os Xavante.

A coleção de fotografias de Lux Vidal

Uma parte substancial do acervo iconográfico do Laboratório é a coleção particular de fotografias, slides e negativos doada pela Profa Dra. Lux Vidal. Este acervo está catalogado e pode ser consultado em nosso banco de dados.

As fotos compreendem mais de trinta anos de pesquisa entre os índios Kayapó-Xikrin do Pará.

Este acervo Kayapó-Xikrin é constituído de mais de 4.300 imagens, inclusive de outras pessoas (Pe. Caron, Protássio Frikel, Fuerst, Gustavo Verswijver, Regina Polo Muller), e inclui os mais variados aspectos da vida desses índios, como habitação, costumes domésticos, a vida na floresta, rituais, cultura material, entre outras coisas.

Além dos Xikrin, inclui-se no acervo da Professora Lux Vidal fotos dos grupos Parakanã, Asurini do Tocantins, Assurini do Xingu, Gavião, Araweté, Suruí, Kayabi e Suyá, Pianokotó, Hixkariana.