volta à home page
PRODUÇÃO :: PUBLICAÇÕES
 



Rose Satiko Gitirana Hikiji

Artigos recentes publicados em livros e periódicos:

Blog Antropologia Compartilhada
Lá do Leste Website
Blog Mapa das Artes de Cidade Tiradentes
Bixiga em Artes e Ofícios

Principais publicações

Lá do leste – uma etnografia audiovisual compartilhada. (co-organizadora). São Paulo, Humanitas, 2013, 64 pp.

Imagem-violência. Etnografia de um cinema provocador. São Paulo, Terceiro Nome, 2012, 200pp.

Imagem-Conhecimento. Antropologia, cinema e outros diálogos. (co-organizadora). Campinas, Papirus, 2009, 320 pp.

Imagens que afetam: filmes da quebrada e o filme da antropóloga In: GONÇALVES & HEAD (orgs.). Devires

Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro, 7LETRAS, 2009, v.1, p. 115-135. A música e o risco. São Paulo, Edusp/Fapesp, 2006.

Escrituras da Imagem (co-organizadora). São Paulo, Edusp/Fapesp, 2004, 224 p.

Artigos em livros e periódicos

Film as shared ethnography: In the field, in the editing suite, on the air” (em co-autoria com Carolina Caffé). In: Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology, v. 9, n. 2. July to December 2012. Brasília, ABA.

Rouch Compartilhado: Premonições e Provocações para uma Antropologia Contemporânea. In Iluminuras, v.14, p.113 - 122, 2013.

A Arte e a Rua: uma experiência colaborativa audiovisual com artistas de Cidade Tiradentes (em co-autoria com Carolina Caffé). In Revista de Cultura e Extensão, v.7, p.41 - 51, 2012.

Filme e Antropologia Compartilhada em Cidade Tiradentes (em co-autoria com Carolina Caffé). In Cole & Ribeiro. Antropologia, Arte e Sociedade. São Paulo: Altamira Editorial, 2012, v.1, p. 515-526.

Sentidos da imagem na quebrada. In: Leonel & Mendonça (orgs.). Audiovisual comunitário e educação: Histórias, processos e produtos.1 ed.Belo Horizonte : Autentica Editora, 2010, v.1, p. 109-127.

Imagens que afetam: filmes da quebrada e o filme da antropóloga In: GONÇALVES & HEAD (orgs.). Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro, 7LETRAS, 2009, v.1, p. 115-135.

Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão - identidade e memória em filmes sobre migrações. Revista USP. , v.79, p.144 - 164, 2008. Em co-autoria com Alexandre Kishimoto.

O vídeo e o encontro etnográfico. In Cadernos de Campo. USP, v. 14-15, p. 287-298, 2007. Em co-autoria com Edgar Teodoro da Cunha e Ana Lúcia M. C. Ferraz.

De dentro do bagulho: o vídeo a partir da periferia (co-autoria com Clarisse Alvarenga). In: Ferrari, Hikiji et alli (orgs.). Sexta-Feira - Antropologias, Artes e Humanidades, n. 8 - Periferia. São Paulo: Editora 34, 2006, v. 1, p. 183-204.

Música para matar o tempo – intervalo, suspensão e imersão. In Revista Mana. Estudos de Antropologia Social. PPGAS, Museu Nacional, UFRJ, abril de 2006, pp. 151-178. ISSN 0104-9313.

Etnografia da performance musical – identidade, alteridade e transformação. In Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, UFRGS, 2005, 155-184.

Peguei tempo indeterminado – vigilância, violência e revolta entre os muros da Febem” (co-autoria com Paula Miraglia). In Sexta-Feira – Antropologia, Artes e Humanidades, v.5. São Paulo, Hedra, 2000, p.50-59.

Antropólogos vão ao cinema - observações sobre a constituição do filme como campo. In Cadernos de Campo v.7. São Paulo, USP, 1998, p.91-113.

Estrada para o impenetrável. In Sexta-Feira – Antropologia, Artes e Humanidades v.3. São Paulo, Pletora, 1998, p.192-197.