volta à home page
PESQUISA :: NAPEDRA
 
TEMÁTICO 2008-2013

O Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra), coordenado pelo prof. dr. John Cowart Dawsey, é um dos grupos de estudo e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. Conta atualmente com a participação da antropóloga Regina Muller e de seus orientandos do Instituto de Arte (IA), da Unicamp. Nessa interface, onde encontram-se pesquisadores do IA (Unicamp), que aprofundam o seu diálogo com a antropologia, e os do PPGAS (USP), que buscam conhecimentos em estudos de performance, configurou-se uma proposta de projeto temático.

2008-2013 - Projeto Temático FAPESP "“Antropologia da Performance - Drama, Estética e Ritual”"

Website do NAPEDRA

Cremos que o processo interdisciplinar de elaboração deste projeto temático evoca o próprio surgimento da antropologia da performance, nos anos de 1960 e 1970, quando Richard Schechner, um diretor de teatro virando antropólogo, faz a sua aprendizagem antropológica com Victor Turner, um antropólogo que, na sua relação com Schechner, torna-se aprendiz do teatro. De início, pois, observa-se uma afinidade entre o grupo do IA e os membros originários do Napedra: a elaboração de uma constelação bibliográfica em torno dos estudos de performance de Victor Turner e Richard Schechner.

O Napedra surgiu em 2001, no final do primeiro semestre. Alunos de uma das disciplinas optativas do PPGAS/USP, "Paradigmas do Teatro na Antropologia", interessados em dar continuidade às discussões e leituras realizadas ao longo do semestre, procuraram o Prof. John C. Dawsey com a idéia de criar-se um grupo de estudos e pesquisas. A referida disciplina havia surgido como um desdobramento das pesquisas realizadas por este professor para a sua tese de livre-docência, defendida em 1999, e intitulada "De que Riem os Bóias-Frias? Walter Benjamin e o Teatro Épico de Brecht em Carrocerias de Caminhões".

A primeira parte da disciplina "Paradigmas do Teatro na Antropologia" consiste de um exercício de repensar os usos das metáforas do teatro na antropologia, com destaque aos estudos de Marcel Mauss, Erving Goffman, Victor Turner, Clifford Geertz, e Michael Taussig. Se nesta parte da disciplina tende-se a focar os modos como metáforas do teatro são elaboradas para fins de se pensar a vida social, na segunda parte procura-se focar a própria elaboração de uma antropologia da performance. O exercício de se pensar os modos como o teatro se apresenta na antropologia transforma-se num esforço de analisar a formação de um campo de estudos que inclui também a inserção da antropologia no pensamento teatral. O esboço de uma antropologia inspirada por Brecht, no trabalho de Taussig, apresenta-se como uma inflexão significativa no percurso da disciplina, na medida em que sugere um desafio: repensar o paradigma do teatro dramático na antropologia, que se revela com força, particularmente, na obra de Victor Turner e Clifford Geertz. Enfim, a análise dos usos do teatro na antropologia requer, por sua vez, uma antropologia do teatro, ou, de forma mais ampla, dos gêneros de performance. Na segunda parte da disciplina procura-se focar a formação da antropologia da performance, ressaltando-se, nesse campo, os estudos posteriores de Victor Turner e os de Richard Schechner. Discute-se, ainda, alguns dos tópicos especiais que se configuram nesse campo: corpo, dança, música, rituais, e narrativas orais.

Os encontros do Napedra vêm ocorrendo, quinzenalmente, desde 2001, alternando-se entre estudos de textos relevantes para a antropologia da performance e idas em grupo ao campo para a observação participante de eventos performáticos. Durante o primeiro ano centramos atenções sobre textos clássicos da antropologia da performance de Victor Turner e Richard Schechner, e a antropologia da experiência de Victor Turner (lembrando que, para Turner, a antropologia da performance é uma parte da antropologia da experiência). As discussões ampliaram-se gradativamente para contemplar textos referentes à etnocenologia (Jean-Marie Pradier), cultura oral (Paul Zumthor e Walter Ong), rituais (Mary Douglas e Peter McLaren), teatro (Antonin Artaud, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba, Peter Brook, Bertolt Brecht), dança (Judith Hanna, Anya Royce), música (Anthony Seeger), corpo (John Blacking, Mary Douglas, Marcel Mauss), turismo (Edward Bruner), e imagem e mimesis (Michael Taussig, Walter Benjamin). Vários autores apresentam-se no horizonte de leituras do grupo, com destaque aos seguintes: Richard Bauman (narrativas orais), Stanley Tambiah (rituais), Marilyn Strathern e Judith Butler (gênero e performance), e Alfred Gell (arte e agência).

Durante esses anos, como já se disse, o grupo também fez observações em campo de diversos gêneros performáticos. Entre essas idas ao campo, merecem destaque as experiências com grupos de congada, bumba-meu-boi, sei-tai-ho, tribunais de júri, e teatro. Ainda assistimos e analisamos, em grupo, a filmes etnográficos de Jean Rouch e vídeos produzidos por membros do Napedra (destaque aos vídeos de Priscilla Ermel, Marianna Monteiro, Rose Satiko Hikiji e Francirosy Ferreira) focando gêneros de performance.

Coordenação

John Cowart Dawsey
(coordenador, pesquisador principal, professor titular, PPGAS/USP )
john.daws@usp.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Pesquisadores

Adriana de Oliveira Silva
Doutoranda, PPGAS/USP
adrivita@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Alice Martins Villela Pinto
Doutoranda, PPGAS/USP
licevillela@yahoo.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Ana Cristina Oliveira Lopes
Pós-doutoranda, NYU
anacristinalopes@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Ana Goldenstein Carvalhaes
Mestre, PPGIEHA/USP
anagoldc@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Ana Letícia de Fiori
Doutoranda, PPGAS/USP
morgotia@yahoo.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz
Professora doutora/UFF
analu01@uol.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer
Professora doutora, PPGAS/USP
ps@usp.br

ver currículo da Plataforma Lattes

André-Kees de Moraes Schouten
Doutorando, PPGAS/USP
dre.kees@gmail.com; schouten@usp.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Bianca Caterina Tereza Tomassi
Mestre, IA/UNICAMP
bianca_tomassi@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Camila Camargo Vieira
Doutora pela PUC-SP
camcv53@hotmail.com; camiscv@yahoo.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Carolina de Camargo Abreu
Pós-doutoranda, PPGAS/USP
caroldca@usp.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Celso Vianna Bezerra de Menezes
Professor doutor, Ciências Sociais/UEL
cvbmenezes@uel.br; celsovbmenezes@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Danilo Paiva Ramos
Doutorando, PPGAS/USP
dpaivaramos@yahoo.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Denise Moraes Pimenta
Mestre, USP
detpimentinha@yahoo.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Diana Paola Gómez Mateus
Mestre, USP
dpgmateus@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Edgar Teodoro da Cunha
Professor doutor, DA/UNESP
edgar.cunha@fclar.unesp.br; edgarteodorocunha@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Eduardo Néspoli
Professor doutor, Departamento de Música/UFSC
eduardo.nespoli@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Eufrázia Cristina Menezes Santos
Professora doutora, Ciências Sociais/UFS
eufraziacms@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Francirosy Campos Barbosa Ferreira
Professora doutora, FFCLRP/USP
francirosy@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Giovanni Cirino
Professor doutor, formado pelo PPGAS/USP
cirinogiovanni@gmail.com; gcirino@usp.br

ver currículo da Plataforma Lattes

João Luis Uchoa de Figueiredo Passos
Doutorando, IA/UNICAMP
joaodaselva@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Kelen Pessuto
Doutoranda, PPGAS/USP
kelen.cinema@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra
Mestre e doutora em Artes Cênicas, IA/UNICAMP
lucianalyra@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Marcos Vinicius Malheiros Moraes
Mestre, USP
marcos.vinicius.zero@gmail.com; sean_kernof@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Marianna Francisca Martins Monteiro
Professora doutora, Artes Cênicas/UNESP
mmartinsmonteiro@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Monilson dos Santos Pinto
Mestrando, artes cênicas UNESP/SP
mony_santo@yahoo.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Regina Aparecida Pólo Muller
Professora associada aposentada, IA/UNICAMP
polomuller@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Rita de Cássia de Almeida Castro
Professora doutora, Artes Cênicas/UnB
cassiacas@uol.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Robson Corrêa de Camargo
Professor doutor, Artes Cênicas/UFG
robson.correa.camargo@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Romain Jean Marc Pierre Bragard
Pós-doutorando, PPGAS/USP
bragardromain@gmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Rose Satiko Gitirana Hikiji
Professora doutora, DA/USP
satiko@usp.br

ver currículo da Plataforma Lattes

Rubens Alves da Silva
Professor doutor, Escola de Ciência da Informação -ECI/DTGI/UFMG
rubssilva@gmail.com; rrubensil@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Tatiana Molero Giordano
Mestre, IA/UNICAMP
tatianamolero@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Vanilza Jacundino Rodrigues
Mestre, USP
vanilzaj@gmail.com; vanilzaj@hotmail.com

ver currículo da Plataforma Lattes

Wladimir da Silva Blos
Professor doutor, Ciências Sociais/DFCH/UESC
wblos@bol.com.br

ver currículo da Plataforma Lattes